Técnico em Instrumentação Cirúrgica

O curso de habilitação profissional de técnico em instrumentação cirúrgica pode ser oferecido para leigos e profissionais de diferentes áreas, com a exigência mínima do ensino médio completo.
O curso tem duração de 24 meses, aulas de segunda à sexta.
As aulas no período diurno iniciam-se às 08:00 com término às 11:20. No período noturno inicia-se às 19:00 com término às 22:00.
No primeiro semestre do curso as disciplinas são teóricas e a partir do segundo e terceiro semestre iniciam-se as disciplinas práticas. A prática é ministrada em laboratório e também nos hospitais conveniados.
Os estágios supervisionados são oferecidos no último semestre do curso com horários flexíveis.
O aluno participa de vários tipos de cirurgias, nas mais diferentes especialidades médico-cirúrgicas. Para melhor entendimento, destacam-se as cirurgias do aparelho digestório, urológicas, cardiovasculares, neurológicas, ortopédicas, ginecológicas entre outras.

A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
O Profissional de Enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das áıeas que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, prevenção da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção da saúde do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.